quinta-feira, 26 de junho de 2014

Dicas de Turismo em Rio das Ostras, linda cidade do Rio de Janeiro.

Rio das Ostras é uma cidade cheia de histórias e encantos naturais, Rio das Ostras vai ser a cidade piloto da política de aproximação com os municípios do Interior, proposta pela Secretaria de Estado de Turismo. A construção da Rodovia Amaral Peixoto e a expansão turística da Região dos Lagos pela instalação da Petrobrás foram de extrema importância para o crescimento e desenvolvimento de Rio das Ostras. O município é novo, sua emancipação político-administrativa de Casimiro de Abreu ocorreu em 1992.  Com novos investimentos e o dinheiro dos royalties Rio das Ostras é hoje uma das cidades brasileiras que mais cresce, além de atrair grande número de turistas por suas belas praias e belezas naturais.


Praça da Baleia

Área de lazer e contemplação abriga a escultura de uma baleia Jubarte em tamanho natural, com toda estrutura metálica recoberta com chapas de bronze e liga de latão, medindo 20 metros de comprimento, 4 m de largura e 5 m de altura, pesando 4.165kg.

Pier de Costazul

O pier avança 200 metros para dentro da praia e além de permitir a observação de uma linda paisagem, é o novo ponto para pesca de caniço. De lá o turista pode ver a paisagem de Costazul por um outro ângulo – de dentro do mar, o Pier é parada obrigatória para quem quer fotografar as belezas naturais da cidade de Rio das Ostras.

Monumento Natural dos Costões Rochosos

O Monumento Natural dos Costões Rochosos, é uma extensa faixa de rochas compreendida entre a Praia da Joana e a Praça da Baleia. Foi transformada em reserva ecológica pela prefeitura e possui grande riqueza de fauna e flora, além de uma bela vista do nascer do sol.

Praça do Trem e Fabrica de Bonecas

A Praça do Trem possui uma área de 6.500 , sendo 420  de área construída. Numa pequena estação construída no centro da praça estão instalados a Fábrica de Tapetes e Bonecas com um showroom. A Fábrica de Tapetes e Bonecas de Rocha Leão foi criada pelo Programa de Geração e Renda da Fundação Rio das Ostras de Cultura.

Orla da Praia Costazul

A orla de Costazul conta com área de lazer e preservação, com ciclovia, academia de ginástica ao ar livre, quiosques, playgrounds e 15 mil  de área de restinga preservada. Com 2,3 Km, é uma praia oceânica, point de surfistas, bodyboarders e amantes da pesca de caniço. Boa parte de sua orla foi contemplada com o projeto urbanístico mais moderno da região. 

Praia das Tartarugas

Localizada em uma pequena e aconchegante enseada da Baía Formosa. Indicada para pesca de arremesso. Consagrou-se ainda mais como palco ao ar livre do Festival de Jazz e Blues de Rio das Ostras. É ponto de retorno das escunas que fazem passeios na orla durante a alta temporada. Completa o cenário um deslumbrante pôr-do-sol.

Praia do Bosque

Situada entre as praias das Tartarugas e do Centro, destacam-se frondosas árvores que lembram um bosque, razão do nome. Tem profundidade ideal para banho e grande faixa de areia que propicia a prática de esportes, como vôlei de praia. Há ainda a "Pedra dos Amores", bem próxima da areia onde muitos se aventuram em algumas braçadas para ver a cidade por um outro ponto de vista fascinante.

Parque dos Passaros

Horto florestal com vegetação preservada da Mata Atlântica. Oferece informações de plantas e possui grande variedade de mudas ornamentais, medicinais e silvestres. Mini-zoo com animais domésticos e aves raras. São realizados passeios nas trilhas do Parque. Estes passeios são gratuitos. No mais longo deles, são gastos 40 minutos de caminhada pela restinga. No mais curto, é visitado um grande viveiro onde ficam espécies variadas de pássaros.

Praia dos Coqueiros

A praia das conchas coloridas também fornece a opção do banho em água doce, pois o Rio das Ostras desemboca nessa praia. Muito frequentada por pescadores e banhistas, dispõe de algumas barracas e restaurantes.

Os primeiros registro de habitantes na região são quase tão antigos quanto a ocupação do país. Já em 1575, há relatos de aglomerações locais, que era casa de índios Tamoios e Goitacazes, sob a denominação de Seripe ou Rio Leripe (que significa grande molusculo). Em 1630, tornou-se parte da sesmaria concedida para os Jesuítas pelo Capitão-mor e Governador Martim Correa de Sá.


Outro ponto histórico importante da cidade é a figueira centenária, onde o Imperador Dom Pedro II descansou em sua passagem pela área. O lugar foi crescendo em torno da igreja construída, e até 1950, teve como principal atividade a pesca. Fazia parte da rota até Campos e Macaé, e era ponto de repouso de muitos viajantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário